12 de julho de 2015

Criar novas necessidades!





Esta podia bem vir na sequência de "Sell me this pen"

Não te limites a vender o produto, tens que vender as possibilidades e benefícios do produto mas mais inteligente ainda é se criares novas necessidades, inventares literalmente, aplicações para o que vendes! 
Ouve-se isto milhares de vezes em formações mas normalmente poucos aplicam, umas vezes porque é difícil outras porque nem sequer apetece!
Vender um pente a um careca parece característica digna dum excelente vendedor mas se ele chegar a casa com o pente e o guardar numa gaveta não há nada de positivo nessa venda a não ser dinheiro em caixa - muito bom a curto prazo! Contenta a maioria dos empresários que andam a dormir e vai mantendo maus vendedores na lista top dos patrões!
De génio é vender o pente ao careca depois de convencê-lo que fica mais charmoso de barba se for penteadinha, ou que deve sempre pentear os pêlos do sovaco e outras zonas onde a natureza não lhe causou carências capilares (nem todos os homens querem ocultar a sua passagem pela puberdade para se andarem a depilar, ok?),  isso é que é de génio! O careca vai todo satisfeito, mais tarde vem comprar outro para ter na casa de férias, no carro, no escritório, seja lá onde for e ainda vai recomendar aos amigos que "sofrem" da mesma característica que façam o mesmo, até vai comprar alguns para oferecer no Natal! Este tipo de venda pode nem ficar concretizada no próprio dia e o cliente pode ter que voltar depois de ir pensar uns dias para casa, o efeito é a longo prazo, bem mais rentável mas menos visível aos tais que andam a dormir em pé!
Este foi um exemplo exagerado e talvez até um pouco triste mas dá para perceber, certo?!


A bebida destas publicidades antigas tinha, e ainda tem, um concorrente gigante mas já naquela altura sabia que podia ir além da sua utilização óbvia!

Estão a imaginar leite com bolhinhas e travo a lima-limão? Nada como experimentar!
A segunda sugestão já muita malta com juventude datada nos anos 80/90 experimentou mesmo com água com gás ou tónica e sabe que é bom!




Sem comentários:

Enviar um comentário