10 de julho de 2015

E assim começa!



  Entras para o atendimento, comércio ou lá o que for, todo fresquinho e pronto para o desafio, vais com vontade de ganhar a vida e nem sabes o que te espera!
  A primeira vez que vais atender alguém possivelmente já estiveste ao lado dum colega e viste como se faz e tens a tua própria experiência como cliente para te saberes defender nesse papel. Na melhor das hipóteses - na teoria, até tiveste formação com muitos módulos e simulações e estás preparadíssimo!!
  O problema é que por muito que te aches bem preparado a verdade é que não estás! Sai-te logo aquele cliente que ninguém quer atender, uma reclamação ou qualquer cenário mais atípico no primeiro dia a sério. Esse cliente percebe logo que és novo lá no sítio, enquanto falas a personagem fica a olhar para os lados à procura dum funcionário mais competente do que tu e não tem grande pejo em disfarçar! Ficas cada vez mais nervoso e até sabes que estás a fazer as coisas bem e pensas que o cliente é que é um otário, o que por vezes até pode ser verdade mas o lema do comércio é "o cliente tem sempre razão!" - tenha ou não.
  Ficas logo praxado no primeiro dia e não sabes se nasceste para aturar aquilo. Na verdade só mais tarde percebes que o que aprendeste na formação e com os colegas não chega e nem sequer se aplica em todas as situações. Ou começas a pensar pela tua própria cabeça ou então, esquece! (Mal está quem trabalha em empresas que formatam as pessoas ao jeito de modelos americanos por acharem que os clientes não percebem isso, dá outro post!)
  Se não és bom observador, não tens sensibilidade para os outros, não percebes que as pessoas são todas diferentes e o que é bom para um é mau para outro, não dominas o que vendes e, não sabes como engolir sapos, muda de profissão!
  Até dominares o atendimento, se é que alguma vez se chega a esse estado, vai ser uma lonnggaa jornada!


Vá, esquece o primeiro dia porque a partir daí vais ter dias e clientes bem piores... mas vais estar um bocadinho(inho mesmo) mais preparado!




Sem comentários:

Enviar um comentário