22 de julho de 2015

Não há milagres!



Leandro Branquinho, especialista em vendas e liderança de equipas, publicou esta citação e eu trouxe emprestada!

Quanta gente já ouviu "O vosso melhor não chega!".
Há empresas que, sem criarem condições, querem sempre mais das suas equipas, TUDO é pouco, espremem o sumo todo e ainda querem mais e mais! 
Quando há incentivo e motivação, respeito e descanso quando merecido, tudo se consegue. 
O que acontece em boa parte das empresas em Portugal é que os salários são baixos, e aqui não deito culpa aos governos - há muitas empresas com margem para pagar bem mas agarram-se com unhas e dentes ao referencial do salário mínimo para poderem engordar à vontade!; continuando, os horários são esticados ao máximo e raramente adequados ao tipo de função e esforço físico e mental exercido. Existem graves problemas de liderança e aí é onde começa a bola de neve, um mau líder tem inevitavelmente uma má equipa! Muitas empresas, com empresários que andam a dormir, ainda optam por ter chefes a liderar as suas equipas - para "os manter na linha", em vez de escolherem líderes - para aumentar a quantidade e qualidade da produtividade!


Só um à parte:
Quando entrarem numa empresa em que os funcionários tenham que estar muito tempo sentados a atender os clientes, como num Banco, uma imobiliária, uma loja qualquer onde os clientes são convidados a sentarem-se, reparem no tipo de assento que a empresa se lembrou de colocar ao serviço do seu estimado funcionário, que tipo de conforto lhe quis oferecer. Num instante vais perceber como é que essa empresa trata a sua equipa! Simples, simples, simples, está estampado nas pequenas coisas! O inverso também é observável, equipas que trabalham muito tempo a pé, reparem onde está - quando está, a cadeira ou banco para se sentarem durante alguns minutos em que o trabalho está mais parado e as pernas já gritam por socorro! 
Este exemplo é apenas um pequeno pormenor, há muitos mais.


Até posso ser mais radical, Não espere que a sua equipa faça o melhor pela sua empresa se você nem sequer faz o mínimo pela sua equipa!



Sem comentários:

Enviar um comentário